O que é a PJS ?

A pastoral é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja.

(Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana . São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35).

Frentes de Trabalho da PJS

Animação Pastoral
Refere-se aos projetos ligados ao desenvolvimento da PJS junto a toda comunidade educativa.

Projetos:

• Bom dia e Boa tarde
    Objetivo: promover diariamente, no início das aulas, mensagens sobre a Família Salesiana, datas comemorativas, atividades específicas de nossa escola, e fazer junto com os nossos alunos uma oração, entregando o dia nas mãos de Deus. Estes momentos são promovidos pela Direção, Coordenação e Equipe de Pastoral.
  • Ano Litúrgico
    Objetivo: realizar com toda a comunidade educativa atividades que acompanham a proposta litúrgica da Igreja, como a reflexão da Campanha da Fraternidade, Missas Pascais e de Ação de graças, Confissões em preparação à Páscoa e ao Natal, Mês de Maria (Maio) e Mês da Bíblia (Setembro).
  • Salesianidade
    Objetivo: evidenciar que, além de nossa missão como Igreja, nossa comunidade é parte de uma grande família: a Família Salesiana. Iniciada por São João Bosco, todos nós, hoje, a mantemos viva. Para isso, promovemos o conhecimento da vida de nosso fundador, dos vários santos salesianos e dos valores educativos deixados por Dom Bosco.
  • Presença no Pátio
    Objetivo: estar junto com os alunos no momento de recreio, praticando assim um dos fundamentos do sistema educativo vivido por Dom Bosco e Madre Mazzarello: a Assistência-Presença. Lá, onde a criança e o jovem é ele mesmo por inteiro, a educação ocorre com maior familiaridade e eficácia.
  • Animação Vocacional
    Refere-se aos projetos ligados a instigar no jovem a reflexão sobre sua verdadeira vocação.
  • Voluntariado
    Trabalho realizados por alunos do 7º ao 3º anos do ensino médio em instituições que atendem pessoas carentes, moradores de rua etc…

Realizamos também:

• Intervalo Musical